Sobre

O Atelier • O LuthierAmigos & Clientes

Celso PintoSituado em pleno epicentro cultural portuense, Afinas ou Não Afinas? é um atelier de construção, reparação, manutenção e restauro de instrumentos de corda e amplificação a válvulas, propriedade e gestão de Celso Pinto.

A FILOSOFIA

De acordo com Jerry Seinfeld: bust your ass, pay attention, fall in love. No mundo da reparação de instrumentos, um serviço de qualidade só pode ser assegurado quando se verificam estas condições. Paixão pela música e pelo trabalho artesanal, competência/formação adequada e condições de trabalho apropriadas são absolutamente essenciais. Contudo, esta postura só faz sentido quando confrontada com as exigências da dicotomia instrumento-músico. Não há abordagens padronizadas nem soluções universais. Cada cliente é atendido individualmente, por marcação, para garantir uma boa comunicação e, consequentemente, um serviço superior.

O ESPAÇO

Com uma área total superior a 140m2, o atelier encontra-se dividido em vários espaços de trabalho. No laboratório de reparações onde são levadas a cabo a maior parte das operações diárias de reparação, com espaços de trabalho dedicados para reparação e construção de instrumentos musicais de corda, uma pequena secção de espera para os clientes, com instrumentos, livros e revistas da especialidade, um sofá dos anos 60 e um cubo de Rubik resolvido.

No espaço da maquinaria pesada temos toda a ferramenta necessária para a construção integral de instrumentos musicais e demais utensílios de reparação. Temos depois um espaço de armazenamento de madeiras com temperatura e humidade controladas, assim como uma estufa profissional preparada para a aplicação e cura de acabamentos em verniz nitroceluloso. Toda a instalação se encontra equipada com um sistema de extracção de poeiras.