Como embalar um amplificador
Bookmark and Share

Pelo seu peso e robustez, nem sempre é fácil encontrar uma caixa apropriada para o envio de um amplificador e, além disto, é importantíssimo que o amplificador não encontre margem de manobra para dançar dentro da própria caixa.

Recentemente, enviei este Fender Deluxe Reverb ‘65 para um cliente, usando uma caixa de computador. Tratava-se de uma caixa de cartão robusta e suficientemente grande para permitir a colocação de material de protecção e amortecimento de choques em todas as faces do amplificador. Vamos então explorar todas as etapas necessárias para embalar a máquina correctamente.

Meçam o amplificador e não descansem enquanto não encontrarem a caixa apropriada. Desaparafusem o painel traseiro para o remover e de seguida retirem cuidadosamente todas as válvulas. Estas devem ser numeradas para que, mais tarde, o destinatário possa instalá-las correctamente na respectiva tomada. Envolvam então cada válvula em plástico-bolha, coloquem fita-adesiva e depositem-nas numa pequena caixa com papel de jornal ligeiramente comprimido.

De seguida devemos enrolar o cabo da alimentação do amplificador e usar um atilho/abraçadeira para o manter nesta forma e de seguida colocá-lo no fundo da caixa do amp. Os cabos de coluna também devem ser desligados e envoltos em plástico-bolha (ou similar) para que não fiquem arestas vivas com potencial para danificar os altifalantes. Agora vamos colocar uma camada de plástico-bolha sobre os altifalantes e preencher a área restante com papel de jornal. Segue-se a colocação da caixinha das válvulas, que ficará na área preenchida pelo papel de jornal, e de seguida voltamos a colocar e aparafusar o painel traseiro do amplificador.

Temos agora de cortar a placa de esferovite para que esta preencha o interior da caixa daforma mais completa, para que o amplificador não tenha qualquer folga possível. Neste caso foram usadas duas pranchas de 5cm para a frente e verso e placas mais pequenas de 2,5cm para o topo, fundo e lados da caixa.

O amplificador está pronto para seguir viagem, devidamente protegido em todas as faces. Só falta fechar a caixa com fita adesiva reforçada, contactar a transportadora e desejar boa viagem ao amplificador.

Celso

...voltar